Coordenador : Paulo César Rodrigues Carrano
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390084.2201.50393.24022023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público prioritário são professores de escola pública, estudantes de ensino médio, produtores culturais e jovens organizados para a conquista de direitos. Jornalistas, comunicadores e gestores de políticas públicas também poderão se beneficiar dos conteúdos e resultados do projeto.
Local de atuação: Faculdade de Educação da UFF. Niterói.
Objetivo
Objetivos gerais: 1. Promover a Comunicação Pública da Ciência na Área dos Estudos de Juventude; 2. Realizar diálogos com atores-chave do campo de estudos da juventude, notadamente professores de escola pública, produtores culturais e jovens organizados para a conquista de direitos. Objetivos específicos: Manutenção de portal na internet para a divulgação de conteúdos qualificados (resultados de pesquisas, entrevistas com especialistas e atores sociais envolvidos com o campo de estudos e movimentos sociais de juventudes; publicação de vídeos e podcasts); Criação e alimentação com conteúdo das redes sociais do Projeto: Twitter e Instagram; Realização de encontros presenciais em escolas, espaços associativos e na universidade para a discussão de agendas relacionadas com os direitos dos jovens e das juventudes. Catalogação da biblioteca física e digital do acervo Observatório Jovem do Rio de Janeiro na seguinte plataforma BibLivre: https://biblivre.org.br/index.php Produção de Guia de Fontes temático sobre estudos de juventude e seus principais pesquisadores. Alimentação com produtos qualificados na Biblioteca já existente do Portal Ensino Médio EMdiálogo: http://www.emdialogo.uff.br/biblioteca Realização de encontros presenciais em escolas, espaços associativos e universidade para a discussão de agendas relacionadas com os direitos dos jovens e das juventudes em diálogo com os conteúdos de comunicação da ciência publicados na página do projeto.
Resumo
O projeto se organiza em dois eixos. O primeiro é o desenvolvimento da comunicação pública da ciência na área dos estudos de juventude. E o segundo promove diálogos estudantes de escolas públicas de ensino médio e jovens organizados para a conquista de direitos em seus territórios. Desenvolver a comunicação pública da ciência é fundamental por diversos motivos. Em primeiro lugar, a ciência é uma das principais fontes de conhecimento sobre o mundo, e seu avanço tem impacto direto na qualidade de vida da sociedade. Porém, muitas vezes o conhecimento científico é produzido em linguagem técnica, distante do cotidiano das pessoas, o que dificulta sua compreensão e utilização para a resolução de problemas sociais. O projeto promove a produção de conteúdos que enfatizem a intersecção entre diferentes formas de opressão que recaem sobre jovens dos territórios populares, como a publicação de artigos, entrevistas e reportagens que tratem das experiências de jovens negros e periféricos e suas lutas por direitos e justiça social. O projeto promove a realização de debates públicos em escolas públicas e outros espaços da periferia onde coletivos juvenis encontram-se organizados pela busca de direitos e na produção de conhecimentos e reflexões sobre os seus cotidianos. Procuramos discutir os impactos das desigualdades sociais na vida dos jovens negros e periféricos, em especial no que se refere à educação, o mercado de trabalho, a violência e o acesso à cultura e lazer, além de apoiar ações coletivas e debater sobre possíveis soluções e políticas públicas que possam mitigar essas desigualdades.